terça-feira, 25 de novembro de 2014

Castro de Arxeriz, uma povoação da Idade do Ferro na Ribeira Sacra (Galiza)

O castro sobranceia o Cabo do Mundo, um meandro do rio Minho (Foto: C. Rueda)
Em agosto de 2013 começou a primeira campanha de escavações arqueológicas no castro de Arxeriz, uma povoação proto-histórica situada no concelho do Savinhão, na província galega de Lugo. O castro encontra-se em um terreno pertencente ao Ecomuseu de Arxeriz, criado e gerido pela Fundação Xosé Soto de Fión, uma entidade privada cujo intuito é estudar, conservar e divulgar o património etnográfico, histórico e arqueológico da Ribeira Sacra. O antigo assentamento foi construído em um promontório situado sobre a borda superior do vale do rio Minho, a uma altura de perto de quinhentos metros acima do nível do mar. 
 
Restos de edificações desenterradas no castro (Foto: Carlos Rueda)

Nas duas campanhas arqueológicas realizadas até agora no castro foram postos ao descoberto os restos de diversas construções. Entre elas há várias vivendas e o que se supõe ser um armazém de cereais. Nas escavações acharam-se também numerosos fragmentos de olaria, algumas peças de ourivesaria e utensílios de pedra (moinhos manuais, brunidores, pedras de amolar e fusaiolas). Os pesquisadores identificaram dois níveis arqueológicos diferentes, correspondentes a distintas ocupações que foram datadas provisoriamente de entre o século IV e o século I a.C. Até hoje não foi descoberto nenhum elemento arqueológico relacionado com a cultura romana, pelo qual se acredita que a povoação pôde ficar abandonada já antes da romanização do noroeste ibérico. 
 
Vista exterior da croa ou recinto central do castro (Foto: Carlos Rueda)
  
Os vestígios de estruturas construtivas desenterrados nas escavações foram consolidados para garantir a sua conservação. Os responsáveis pelo Ecomuseu de Arxeriz já abriram o sítio arqueológico às visitas turísticas. A sua intenção é mostrar aos visitantes todos os restos das antigas edificações do castro à medida que forem avançando as escavações.



Um moinho manual descoberto no castro (Foto: Carlos Rueda)
 As origens do castro de Arxeriz enquadram-se na civilização castreja que se desenvolveu no noroeste da Península Ibérica na Idade do Ferro, nos séculos que precederam à colonização romana. A área de expansão da cultura castreja abrange principalmente os territórios da Galiza e do norte de Portugal. No território galego conhecem-se centenas de assentamentos dessa época, que só em uma pequena medida foram objecto de pesquisas arqueológicas. Na Galiza são especialmente notáveis os castros de Santa Trega, Baronha e Viladonga (situado junto de um importante museu). Em Portugal, onde se conservam muitos monumentos desse período, é particularmente conhecida a citânia de Briteiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário