A associação cultural O Colado do Vento apresentou uma edição digital renovada de um guia do patrimônio românico do concelho de Sober. A publicação (de 16 páginas, só disponível em galego) descreve as igrejas medievais das freguesias de Bolmente, Canaval, Lóbios, Pinol e Proendos.
A rica simbologia artística destes monumentos foi analisada pelo escritor e historiador Xosé Lois Garcia no seu recente livro Simboloxia do románico de Sober (em galego), publicado pela Conselharia de Cultura da Junta de Galiza.
As igrejas medievais de Sober são apenas uma pequena parte do vasto património monumental da Ribeira Sacra, uma região geográfico-cultural formada por vinte concelhos das províncias de Lugo e Ourense que se caracteriza por possuir a maior concentração de arte românica da Galiza. Um mapa editado pelo Ecomuseu de Arxeriz (concelho do Saviñao) indica os principais pontos de interesse deste grande conjunto histórico e artístico, fortemente vinculado à velha tradição vitivinícola local, que já tem sido proposto para a lista do Património Mundial da Unesco.
Fontes: O Colado do Vento, Ecomuseu de Arxeriz, La Voz de Galicia
Nenhum comentário:
Postar um comentário